A vida caiçara e o oceano

 

“O envolvente oceano azul parece ter ganho um espaço em terra firme... O fascínio pelos seus seres... e estórias embriagam a alma da artista que materializa todo seus encantos através de suas obras, que registram também a tradição caiçara... Assim inspira-se... Jussara Cordeio”

Carioca, a artista Jussara Cordeiro Guimarães, 42, já viajou bastante por este Brasil à fora, mas foi no Espírito Santo que conheceu o seu esposo Leonardo Viana, 42, com quem está há 20 anos. Juntos, tiveram três filhos, Leonardo, 22, Vitor, 19, e João Pedro, 17.
Jussara cursou a faculdade de Comunicação Social, porém a vida pedia-lhe para garantir uma estabilidade financeira e, então, iniciou a carreira de bancária.
Seu esposo é fabricador de prancha de surf e no Espírito Santo, naquela época, este não era um negócio rentável, por isso decidiram mudar-se para Ubatuba, a Capital do Surf, onde vivem há 11 anos. Jussara transferiu o seu trabalho e, na primeira oportunidade, abandonou a Caixa Federal. Foi então que decidiu fazer algo que lhe desse verdadeira satisfação e inscreveu-se no curso de cerâmica na Fundart, com o professor Acao. Ela fez o curso durante dois anos, porém com um pouco de indisciplina, pois faltava muito às aulas. Mas praticava em casa e levava seus experimentos ao professor que dava a orientação técnica e foi descobrindo sozinha formas e jeitos. Todas as peças que quebravam, ela as guardava e um dia teve um insigte??? e resolveu fazer mosaicos com as sucatas de cerâmica. Foi um sucesso! Desde então, não parou mais de fazer experiências e sempre que pode está fazendo cursos e participando de work shop, por isso viaja tanto.
Jussara parece estar ligada definitivamente ao mar. Isto é claro em sua vida amorosa e em suas peças, que registram formas de seres marítimos. Também podemos perceber a influência de Ubatuba em sua vida pois em suas peças surgem temas como “Peixe com banana verde”, “Festa de São Pedro Pescador” e tantos outros fatos que fazem parte do cotidiano local.
Ela também parece descobrir-se aos poucos e em tão pouco tempo revelou outro talento, o de pintora. Recentemente iniciou por instinto a pintura e já participou do Mapa Cultural Paulista de 2001ganhando uma menção de destaque de pintura “Acrílico sobre Tela”. Uma de suas telas registra o inicio da praça das artes.
Sua pintura tem ar primitivista e ao mesmo tempo é diferente de tudo que já viu por aí. Com apenas dois anos dedicados às artes, Jussara Cordeiro já destaca-se entre os “feras” da cidade.
Esta jovem ainda vai longe e, com certeza, descobrirá outros talentos ainda escondidos em algum lugar de sua alma... artista.
Quem quiser conhecer seu ateliê residencial é só visitá-la à rua Tainha, 186 - Fazenda Ressaca, entrar em contato através do fone: (12) 432-5615, conhecer suas peças no Ateliê Juan Falcon, sito à rua Chico Santos, 27 - Itaguá, na lojinha da Fundart, ou na exposição coletiva na Fundart.